logo

Diferentes estações para cada lugar e em diferentes momentos

Em 2019, o dia 20 de março marca o equinócio de outono no Hemisfério Sul – primavera no Hemisfério Norte – e, assim, o fim do verão brasileiro e início de uma nova estação.

O equinócio acontece exatamente às 21 horas e 58 minutos. Na Astronomia, o fenômeno do equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (ou seja, como vista por nós aqui da Terra), cruza o Equador celeste (a linha do Equador terrestre projetada na esfera celeste). A cada ano, são dois os equinócios, de outono e de primavera, momentos em que a duração do dia e da noite é exatamente igual. Daqui para a frente, no Hemisfério Sul, os dias ficarão cada vez mais curtos e as noites mais longas, conforme nos aproximamos do inverno. Os equinócios também marcam os únicos dois dias do ano em que o Sol nasce exatamente no Leste e se põe no Oeste geográficos. Até o inverno, o Sol se deslocará cada vez mais em direção ao Norte geográfico quando visto aqui da Terra.

Há milhares de anos os seres humanos utilizam o movimento do Sol e outras estrelas para se orientar e para contar o tempo, justamente por sua regularidade e periodicidade. Esses movimentos acontecem há bilhões de anos independentemente da nossa existência, mas o significado que damos a eles varia ao longo do tempo e entre as diferentes civilizações.

As quatro estações do ano tal qual as conhecemos – outono, inverno, primavera e verão –, por exemplo, são convenções estabelecidas pelas civilizações europeias, localizadas em regiões temperadas, onde são grandes as diferenças climáticas entre esses diferentes períodos do ano. No Brasil, reproduzimos essa divisão devido à nossa colonização, embora outono e primavera sejam quase imperceptíveis na maior parte do País.

Quanto mais nos aproximamos do Equador, menos diferença há entre as estações e, nos estados do Norte e Nordeste, as temperaturas são semelhantes até mesmo no verão e no inverno, variando apenas a quantidade de chuva que cai. Assim, nesses locais, fala-se muito mais em estação das chuvas e em estação seca.

Assim, neste dia 20 de março, dependendo de onde você estiver, pode estar sentindo frio ou calor, mas duas coisas são certas: seu dia terá exatamente a mesma duração que a sua noite, e o Sol nascerá no Leste e desaparecerá no Oeste.

Bom equinócio, e voltamos a nos encontrar por aqui no solstício de inverno, no dia 21 de junho.

RELACIONADOS